Office 35 - Cardano - Moeda Digital ADA - A Terceira Geração das Criptomoedas - Geração 3.0

Fonte: Staff Investimentos / Texto: Abrantes F. Roosevelt



Cardano
Moeda Digital ADA
A Terceira Geração das Criptomoedas
Geração 3.0


A Cardano é uma plataforma de blockchain de prova de interesse (Prova de Participação), a primeira a ser baseada em pesquisas revisadas por pares e desenvolvida por meio de métodos baseados em evidências. A empresa combina tecnologias pioneiras para fornecer segurança e sustentabilidade incomparáveis ​​para aplicações, sistemas e sociedades descentralizadas.

A Cardano ainda possui uma equipe de engenheiros de ponta, trabalhando para redistribuir o poder de estruturas irresponsáveis ​​para as margens (os indivíduos) atuando como força de capacitação tecnológica para promover mudanças positivas e progresso.

O criador da plataforma Cardano, que também teve co-participação na criação da Ethereum, Charles Hoskinson, iniciou o desenvolvimento do projeto em 2015. A intenção de Hoskinson era reunir as melhores características e aplicabilidade das demais altcoins e do próprio Bitcoin, ainda visando explorar as oportunidades de sanar problemas e oferecer soluções para questões que ainda não tinham soluções nesses outros projetos de blockchain.

A criptomoeda ADA foi chamada no início de sua construção de Ethereum Japonês por ter 90% dos seus investidores no Japão e outros países asiáticos. Isso porque alguns desses países possuem uma regulação consolidada para criptomoedas. Estes investidores financiaram toda a rede da Cardano entre os anos de 2015 a 2017.

Inicialmente a moeda era conhecida por IOHK, pois ela foi lançada pela empresa IOHK (Input Output Hong Kong), liderada por Hoskinson, que foi o responsável pelo desenvolvimento da parte criptográfica da plataforma.

A plataforma recebeu o apoio de diversos cientistas e acadêmicos ao redor do mundo. Além da IOHK, existe a empresa Cardano Foundation, uma organização independente localizada na Suíça, que presta suporte para os usuários da plataforma e às autoridades responsáveis pela regulamentação e pela parte comercial.

O Projeto da Moeda Digital ADA da CARDANO é um dos Diagramas de Resolução de Problemas no meio virtual que mais prometem inovações no mundo das criptomoedas. Intencionalmente construído com a finalidade de ser mais do que uma simples criptomoeda, mais uma solução definitiva nas viabilizações das transações monetárias existentes entre países com sistemas financeiros burocráticos ou sem sistemas bancários.

A plataforma é uma rede que integra múltiplas funcionalidades em um único ambiente digital. O projeto como um todo é formado por uma plataforma que tem o objetivo de executar diversos aplicativos financeiros descentralizados, que possam facilitar processos e ações financeiras para empresas, governos ou pessoas físicas.

É nesta plataforma que são desempenhadas as tecnologias da Cardano, funções para proporcionar transações rápidas e seguras, ofertando a leitura e a execução de contratos inteligentes, como os smart contracts, que dinamizam os processos de reconhecimento e confirmação.

A plataforma da Cardano também emite o seu próprio token, o Cardano - ADA, neste contexto, sendo considerado uma criptomoeda ou um criptoativo para resolução de problemas de comunicação e transferências.

Principais Usualidades da Cardano – ADA

 

 

Principais Usualidades da Cardano – ADA

 

 

 

Tipo

 

Características

 

01

Discricionariedade em Intermediação de Recursos

Facilitar a transferência de dinheiro entre países através de seu Token, trabalhando com a conversão de seus valores em moeda local, contribuindo para distribuição financiamentos, redução de taxas.

02

Disponibilização de Contratos Inteligentes

Este mecanismo realiza a leituras e a execuções dos Contratos Inteligentes. Também propiciar a solução de problemas de confirmações e transferências de informações.

03

Cambio

A facilidade do transporte dos recursos, translado monetários entre países, trocas e negociações entre moedas, são algumas das praticidades que a ADA Cardano deve promove aos seus clientes. Tornado o uso do câmbio monetário mais baixo, comissões mais atrativas e maior praticidade na troca entre moedas. Permitido maior economia e menor volatilidade da moeda.

04

Transações Internacionais Rápidas

O tempo médio de ajuste de processamento oscila positivamente entre 50 e 250 transações por segundo.

05

Privacidade

Maior segurança e privacidade das transações

06

Liquidez

Rápido transacionamento das operações

Fonte: Staff Investimentos e Pesquisas em Ambientes Virtuais (Sites da Internet), Empresa Cardano / Imagem: Tabela das Principais Usualidades da Cardano – ADA


A plataforma da Cardano, realiza as leituras e as execuções dos contratos inteligentes, registradas as transações de seu token Cardano (ADA), possui um grande diferencial em sua construção, pois foi toda desenvolvida por meio de uma metodologia científica. Existem diversos engenheiros, desenvolvedores e cientistas especializados que trabalham em conjunto em seu desenvolvimento desde o início para propiciar soluções de problemas de confirmações e transferências de informações.

A arquitetura interna da Cardano conta com uma blockchain de código aberto, tal como o Bitcoin, que foi desenvolvido em camadas distintas, que separam as funções de leitura dos contratos inteligentes e a parte em que ocorrem as transações da criptomoeda, ou seja, as negociações do seu token Cardano (ADA).

A esta maneira de construir toda a sua plataforma digital, conferiu à Cardano a característica de ser mais maleável quanto a melhorias em seu dispositivo, permitindo que a equipe dedicada ao projeto possa fazer mudanças e atualizações nos protocolos sem que isso traga interferências muito drásticas para os usuários que estão negociando a criptomoeda.

As atualizações acontecem como se fosse um hard fork, porém a rede não precisaria ser reiniciada e não há rupturas que prejudiquem os investidores. Isso ocorre por conta do mecanismo Hard Fork Combinator da Cardano.

A plataforma da Cardano é bastante inovadora, quando comparadas as outras criptomoedas, pois ela foi toda desenvolvida com o intuito de solucionar problemas que outras altcoins e até o próprio Bitcoin não consegue entregar como solução de problema, oferecendo ferramentas ideais como um todo para o mercado financeiro.

Principais Vantagens e Desvantagens da Cardano – ADA

 

 

Principais Vantagens e Desvantagens da Cardano – ADA

 

 

 

Tipo

 

Características

 

01

Vantagens

1.       Blockchain segmentado em duas Camadas Distintas / Processo operacional registrado de forma separada

a)       Camada de Liquidez (Usada para as negociações com seus tokens ADA)

b)      Camada Computacional (Usada para os contratos inteligentes)

2.       Descentralizado

3.       Alta adaptabilidade

4.       Criptomoedas de código aberto

5.       Facilidade no acesso a serviços financeiros

6.       Velocidade nas transações

7.       Embasamento em desenvolvimento científico

8.       Nível escalável

9.       Excelente equipe de desenvolvimento. O fundador já fez parte de grandes projetos bem-sucedidos, como BitShares e a Ethereum.

10.   Será a primeiro blockchain a usar múltiplas camadas (liquidação e computação).

11.   Não há limites para a escalabilidade. Quando mais pessoas usarem a blockchain, mais transações por segundo poderão ser processadas.

12.   A ADA coin oferece transações baratas e rápidas

13.   O mecanismo de consenso da Cardano é mais ecológico do que as blockchains mais velhas, bem como também é mais justo.

02

Desvantagens

1.       Muitas das afirmações feitas pela Cardano são teóricas, já que a blockchain ainda está em desenvolvimento.

2.       Outras blockchains, como Ripple, Stellar Lumens e a NEO já são capazes de processar mais de 1.000 transações por segundo.

3.       Escalabilidade máxima no momento é de apenas 257 transações por segundo.

4.       Problemas contínuos com sua carteira oficial

Fonte: Staff Investimentos e Pesquisas em Ambientes Virtuais (Sites da Internet), Empresa Cardano / Imagem: Tabela das Principais Vantagens e Desvantagens da Cardano – ADA


Os principais objetivos da plataforma é oferecer uma rede que integre serviços de pagamentos, leitura e execução de contratos inteligentes, especialmente voltados à instituições financeiras e bancos. Ao mesmo tempo, a rede também funciona com uma criptomoeda, a Cardano (ADA), tendo uma blockchain capaz de enviar e receber valores através de transações rápidas, seguras e transparentes.

Neste aspecto, podemos dizer também que faz parte do objetivo da rede funcionar como uma forma de pagamento alternativa, para pessoas ou instituições com dificuldades de acesso a serviços bancários. Existe um certo direcionamento específico às transações que ocorrem entre bancos, pois a Cardano conta com uma tecnologia capaz de oferecer maior formalidade e segurança a essas negociações. Mas nada impede que pessoas físicas ou demais empresas usufruam dos serviços de pagamento da rede, construindo serviços sobre o seu sistema.

A forma como foi desenvolvida a arquitetura da sua blockchain, é diferenciada pois conta com duas camadas separadas, uma camada de liquidação e outra computacional, sendo que a primeira já foi concluída e a segunda ainda está em desenvolvimento.

A primeira camada, de liquidação, é o que permite que os usuários recebam e enviem a criptomoeda Cardano (ADA), também chamado de tokens Cardano. A segunda camada permitirá que os usuários criem e se registrem em contratos inteligentes. Neste aspecto, ainda conta com o diferencial de que eles poderão fazer pequenos ajustes nesses contratos ao longo do tempo para que estes se adaptem a novas regras ou critérios do usuário que os criou. Essa característica é um dos pontos fortes da plataforma, principalmente no que tange às diferentes regras e regulamentações financeiras e monetárias de cada país. Ou seja, o usuário poderá alterar, reescrever e ajustar as informações armazenadas e processadas pelos contratos inteligentes de acordo com seus critérios e necessidades.

Tudo isso faz com que a Cardano adquira características metamórficas, ou seja, que consegue se transformar adquirindo novas características, já que as alterações que forem necessárias para conserto de problemas ou ajustes específicos, em qualquer uma das partes de seu blockchain, podem acontecer sem prejudicar os investidores, mesmo que seja necessário um hard fork. Ou seja, sem que seja necessário a criação de um novo projeto de acordo com as mudanças, e também sem precisar interromper a camada de liquidação, a parte em que os investidores negociam a criptomoeda Cardano.

Um outro ponto importante do funcionamento da Cardano é que ele ocorre por meio do consenso Proof of Stake, com o protocolo denominado Ouroboros. O algoritmo de consenso Proof of Stake, traduzindo para o português, significa prova de participação, e veio para solucionar problemas do Proof of Work (prova de trabalho), protocolo utilizado no Bitcoin. Embora ambos tenham o mesmo objetivo de alcançar consenso no blockchain, o processo que ocorre em cada um deles é diferente.

O Proof of Stake utiliza um processo de eleição para selecionar o nó (node) que irá validar as transações no próximo bloco. Essa eleição ocorre de forma pseudo-aleatória, se baseia na combinação de alguns fatores como idade da participação na rede, a riqueza do nó e o fator randômico.

A Cardano – ADA é conhecida como a terceira geração de criptomoedas, estando apenas atrás do Bitcoin – BTC e da Ethereum – ETH. Permanecendo esta moeda com todas as particularidades de suas antecessoras, mas outros diferenciais tecnológicos que a eleva a níveis de operabilidades mais robustas e satisfatórias dentro do sistema de Blockchain

A primeira geração (Moeda 1.0), logicamente, é o Bitcoin, que rompeu com os padrões anteriores de centralização financeira e inaugurou a proposta das Finanças Descentralizadas. A segunda geração (Moeda 2.0) é a Ethereum, que trouxe algumas diferenças do modelo do Bitcoin, funcionando também como uma plataforma que suporta aplicativos descentralizados (DAPSS) e demais funcionalidades que oferecem soluções para o mercado financeiro e monetário. E dentro de sua plataforma existe o Ether, o token, ou cripto ativo da Ethereum, que serve de combustível para alimentar todo o sistema, ou seja, a terceira geração (Moeda 3.0), uma característica única que garantiu a esta criptomoeda o título de Geração Final de sua linhagem, a última até então, que é a Cardano.

A Cardano por contar com um código aberto, como tem o Bitcoin e a Ethereum, também possuir novas funcionalidades e proposta de resolução de problemas no ambiente de contratos inteligentes, títulos financeiros e transferências de recursos monetários.

Também é interessante observar que a ideia inicial do desenvolvimento dessa plataforma, que integra múltiplos serviços financeiros, tem no seu próprio token Cardano a operabilidade da circulação de seus recursos. No entanto, a Cardano não surgiu na intenção de simplesmente substituir outra altcoin, mas sim de ser uma rede completa, que traz formas acessíveis e convenientes de se transferir dinheiro ou ter acesso a funcionalidades financeiras em um único lugar.


Principais Propriedades da Moeda Digital Cardano – ADA

 

 

Principais Propriedades da Moeda Digital Cardano – ADA

 

 

 

Tipo

 

Características

 

01

Blockchain Individualizado

A moeda Ada opera em seu próprio blockchain: CEC

Protocolo Blockchain: Camada de Estabelecimento de Cardano

02

Camadas da Blockchain Cardano

1° Camada:

CSL - Camada de Contabilidade e Suporta Transações Contábeis;

2° Camada:

CCA - Camada de Computação Cardano (Cardano Computation Layer) – Suportará Contratos Inteligentes e Aplicativos Descentralizados

03

Protocolo de Mineração em Ouroboros

As moedas são extraídas das decisões tomadas através de um algoritmo de prova de participação

Prova de Participação: Ouroboros

04

Prova Final de Votação

Consenso gerado pelo voto do titular da moeda

05

Sistema de Funcionamento

Funcionamento rodado em estabilidade de blocos de imutáveis e inalterados

06

Atributo

Ativo de valor monetário centralizado e vinculado a uma empresa do setor de tecnologia

07

Principais Atividades Operacionais

Plataforma de Sistema de Pagamento de Recursos Monetários

Plataforma de sistema de Contratos Inteligentes

08

Forma

Blocos

09

Especificidade

Validação de Informação

10

Plataforma

As moedas são extraídas e as decisões são tomadas através de um algoritmo de prova de participação chamado Ouroboros, em vez de um sistema de prova de trabalho. O consenso é gerado pelo voto do titular da moeda. Nesse protocolo, os líderes de slots geram novos blocos no blockchain e verificam as transações. Qualquer pessoa segurando uma moeda ADA pode se tornar um líder de slot. Este mecanismo de staking torna desnecessário a força bruta do código hash. Assim, economiza uma parte significativa da energia exigida pelos sistemas baseados em prova de trabalho, permitindo uma criação de blockchain eficiente em termos de recursos e econômica

11

Meio Ambiente

100% em Eficiência Ambiental 

12

Protocolo da Cardano

Os líderes de slots geram novos blocos no blockchain e verificam as transações.

13

Validador do Cardano

Prova de Participação

14

Processo das Transações

Proof of Stake

15

Como Comprar ADA

Em Corretas de Bolsas de Criptomoedas ou em Exchanges

16

Como Armazena ADA

Em uma corretora, sendo esta instituição responsável pela segurança de seu ativo, ou em uma carteira quente ou fria.

17

Validação de Trabalho

Prova por Avaliação de Conhecimento

18

Capacidade Máxima de Moeda

Atualmente a capacidade máxima de unidades de token ADA que pode ter em circulação no mercado é de 45.000.000.000, hoje existem 31.948.309,44 em circulação, o que corresponde a 71% do valor total.

19

Poder de Decisão e Validação da Moeda

Processo extraído das decisões tomadas através de um algoritmo de prova de participação

20

Reserva de Moedas Digitais

Existe uma reserva técnica de 13.000,000,00 de moedas

21

Propriedade

Algorítmica e Binaria

22

Preço de Mercado (30 de Maio de 2021)

R$ 8,62 BRL

23

Volume de Negociação em 24 horas (30 de Maio de 2021)

R$ 29.781.592.674 BRL

24

Queda nas Últimas 24 horas (30 de Maio de 2021)

6,63%

25

Classificação atual na CoinMarketCap

Posição #4

26

Capitalização de Mercado

R$ 275.353.292.682 BRL.

27

Fornecimento em Circulação

31.948.309.441 ADA moedas

28

Fornecimento Máximo

45.000.000.000 ADA moedas

29

As principais Corretoras para Negociação de XRP

Atualmente são:


1- Binance

2- Huobi

3- Global

4- ZBG

5- OKEx

6- CoinTiger

30

Quais Empresas estão Associadas a ADA – Cardano

1- Fundação Cardano

2- EMURGO

3- IOHK

31

Protocolo

Proof of Stake ooo

32

Mineração das Moedas

As unidades dos tokens da ADA não são mineradas como no Bitcoin, e também não podem ser extraídas, é necessário comprar uma participação, para assim receber uma recompensa à medida que são validadas as transações. É dessa forma que a extração dos tokens ADA é bem mais acessível do que a do Bitcoin, por exemplo, uma vez que não é necessário mais investir em equipamentos como ASICS ou GPUs. Você consegue economizar gastos com computadores potentes, energia elétrica e refrigeração do ambiente.

33

Forma de Lançamento da Moeda no Mercado

ICO - Oferta Inicial de Moedas

34

Cotação da Moeda

Inicialmente, ao final do lançamento do ICO (oferta inicial de moedas) em 2017, uma ADA estava sendo cotada a US$0,021.

35

Economia e Praticidade da Moeda ADA

Forte economia com gastos energéticos, principalmente aqueles inferentes e ligados a aquisição de computadores potentes para minera moedas digitais (suas moedas são validadas por outro sistema), insipida oneração com energia elétrica e refrigeração do ambiente.

Fonte: Staff Investimentos e Pesquisas em Ambientes Virtuais (Sites da Internet), Empresa Cardano  / Imagem: Tabela das Principais Propriedades da Moeda Digital Cardano – ADA


A Rede Blockchain da Cardano propôs em seu projeto de maneira muito estratégica, a solucionar alguns problemas críticos que a comunidade cripto vinha percebendo ao longo dos últimos doze anos, sobretudo em questões que envolve a interoperabilidade, a escalabilidade e a sustentabilidade.

A interoperabilidade diz respeito à capacidade da rede se comunicar e aceitar operações de sistemas diferentes. Essa característica foi inovadora pois não é muito comum encontrar esta especificidade em outras criptomoedas. Geralmente cada projeto conta com um protocolo particular que não consegue se comunicar com os demais da rede.

A escalabilidade diz respeito à dificuldade das demais moedas de manter a rede rápida e eficiente, mesmo quando está em pleno crescimento. Inclusive, o algoritmo de consenso Proof of Stake é o que vai garantir a velocidade alta das transações.

Também é considerado pela Cardano um projeto sustentabilidade de suas operações, todas referenciadas pela sua característica de ser mutável e altamente adaptável, pelas duas camadas que compõem sua blockchain, tanto a computacional, como a de liquidação. Dessa forma novos protocolos podem ser instaurados na rede sem a necessidade de um hard fork e a criação de um novo projeto, iniciado totalmente do zero.

A Cardano também possuir um roteiro de desenvolvimento que classifica a empresa em uma linha do tempo em cadeia de sua evolução. O roteiro da Cardano é um resumo do alargamento da Cardano, que foi organizado sistematicamente em cinco eras: 1- Byron, 2- Shelley, 3- Goguen, 4- Basho e a 5- Voltaire. Cada era é centrada em torno de um conjunto de funcionalidades que serão entregues em vários lançamentos de código.

Principais Características da Moeda Cardano – ADA

 

 

Principais Características da Moeda Cardano – ADA

 

 

 

Tipo

 

Especificação

 

Característica

 

01

Empresa/Projeto

Cardano

Empresa do Ramo Cientifico

Empresa de Tecnologia com foco em Contratos Inteligentes, em Intermediação de recursos e Pagamentos Financeiros

02

Moeda

ADA

Sistemas de Pagamento Global

Sistemas de Contratos Inteligentes

Sistema Segurança Formada por Bloco Inalterados e Imutáveis

Sistema de Transmissão de Dados de Confirmação Transparentes

Sistemas de Pagamento Distribuído

Sistema Transparente em Rede (blockchain)

03

Tipo de Moeda

ALTCOIN´S

 

04

Quantidade de Moeda Emitida

Existem 45 Bilhões de ADA´s

Mas há em circulação de cerca 31 bilhões

Aproximadamente 2,5 bilhões de ADA foram distribuídas à IOHK assim que a rede foi lançada.

Enquanto isso, 2,1 bilhões de ADA adicionais foram entregues ao Emurgo.

Por último, 648 milhões de ADA foram distribuídas à Fundação sem fins lucrativos da Cardano.

No geral, algo em torno de 16% do total de suprimentos da ADA foram para os fundadores do projeto, com os 84% remanescentes divididos entre os investidores.

05

Família/Geração 

Terceira Geração  

Moeda 3.0

06

Composição Financeira

 

Descentralizada

07

Composição Organização/Institucional

 

Centralizada

08

Tipo de Mineração

Sistema de Mineração Verificação por Prova de Participação : Proof of Stake

Prova de Trabalho /Tarefas

Prova de Participação

 

 

09

Interface

 

Rodada em Ambiente Totalmente Virtual

10

Principais Aplicações e Usabilidades

 

Registros de Contratos Inteligentes

Registros de Documentos

Registros de Transações de Pagamentos

Protocolo de Pagamento Distribuído

Intermediação Global de Recursos

11

Tipo de Sistema/Rede

1-      Sistema de rede Blockchain

2-      Livro Razão de Base de Dados Distribuído

Sistema de Blockchain RippleNet Escalável

12

Tipo de Protocolo

Protocolo: Ouroboros

Trabalho: Proof of Stake (Prova de participação)

13

Principais Proposta de Solução de Problemas/Tarefas

 

Escalabilidade

Interoperabilidade

Sustentabilidade

Agilidade de Transações

Intermediação Financeira Internacional

14

Meio Ambiente

 

100 % Integral e Ambientalmente Sustentável

15

Sócios

1-      Fundação Cardano

2-      EMURGO

3-      IOHK

 

16

Principais Proposta de Solução do Sistema Financeiro

 

Agilidades,

Rapidez,

Ampla Cobertura,

Comunicação Direta

Transparência das Transações

Imutabilidades das Informações

Protocolo de Confirmação

Transferências Interbancárias

17

Característica de seu Bloco

 

Blockchain de Código Aberto

18

Principais Objetivos da Plataforma

 

Oferecer uma rede que integre serviços de pagamentos, leitura e execução de contratos inteligentes, especialmente voltados à instituições financeiras e bancos.

19

Outros Objetivos da Plataforma

 

Ser uma rede que funcione e atue como forma de pagamento alternativa, para pessoas ou instituições com dificuldades de acesso a serviços bancários e financeiros

20

Arquitetura da Cardano

Sistema de Rede em Blockchain

É diferenciada pois conta com duas camadas separadas, uma camada de liquidação e outra computacional.

21

Pontos Fortes da Plataforma no Setor Financeiro

 

Os ajustes em contratos ao longo do tempo são necessários para que estes se adaptem a novas regras ou critérios do usuário, tem como base a existência de diferentes regras e regulamentações financeiras e monetárias de cada país.  

Neste aspecto o usuário poderá alterar, reescrever e ajustar as informações armazenadas e processadas pelos contratos inteligentes de acordo com seus critérios e necessidades. (uso da alterabilidade)

22

Outros Atributos

 

Solução Alternativa para Meios de Pagamentos

Solução para Autenticação de Contratos

23

Curiosidades da Cardano

 

Charles Hoskinson, que é o fundador do Cardano, também foi cofundador da Ethereum. Porém, deixou a rede por conta de diferenças de opinião sobre a gestão e o futuro da rede Ethereum.

Fonte: Staff Investimentos e Pesquisas em Ambientes Virtuais (Sites da Internet), Empresa Cardano / Imagem: Tabela das Principais Características da Moeda Cardano – ADA


Enquanto as eras do Cardano são entregues de forma sequencial, o trabalho para cada era acontece de forma paralela e sem inercia, ocorrendo as operacionalidades de cada setor de sua produção, incididas na pesquisa, prototipagem e desenvolvimento, estando frequentemente em andamento ao mesmo tempo em diferentes fluxos de desenvolvimento.

O trabalho de cada época é reunido e apresentado em sua página dedicada, representando anos de esforço. Aqui você encontrará uma visão geral dos objetivos da época, bem como descrições dos principais componentes funcionais, links para pesquisas acadêmicas associadas, atualizações de status e até mesmo confirmações de código em tempo real.

Roteiro de Desenvolvimento da Cardano

 

 

Roteiro de Desenvolvimento da Cardano

 

 

 

Fases

 

Períodos

 

 

Características

01

Byron

Fundação

Cardano é um blockchain de terceira geração, criado desde o início usando pesquisa, revisão por pares e um modelo de desenvolvimento formal rigoroso. A história começou em 2015, com uma visão de abordar os três desafios estratégicos enfrentados por todas as redes blockchain: escalabilidade, interoperabilidade e sustentabilidade. Dois anos, milhares de commits do GitHub e centenas de horas de estudo depois, a primeira versão do Cardano foi lançada em setembro de 2017 e a era Byron começou.

 

A primeira encarnação do Cardano permitiu que os usuários comprassem e vendessem a criptomoeda ada - assim chamada em homenagem à revolucionária programadora Ada Lovelace - em uma rede federada executando o inovador protocolo de consenso Ouroboros. Coração da rede Cardano, o Ouroboros é o primeiro protocolo de prova de aposta criado com base em pesquisas acadêmicas, com nível de segurança comprovado matematicamente.

 

A era Byron também viu a entrega da carteira Daedalus, a carteira de mesa oficial da IOHK para ada, bem como a Yoroi, uma carteira leve da empresa irmã da IOHK, Emurgo, projetada para transações rápidas e uso diário.

 

Por mais que a era Byron tenha sido sobre os primeiros desenvolvimentos tecnológicos cruciais, também se tratou de construir uma comunidade e envolver as pessoas na criação do blockchain do futuro. Cardano cresceu de um pequeno grupo de entusiastas para uma comunidade global, com ada hospedada em mais de 30 bolsas e com uma capitalização de mercado média que a torna uma das principais criptomoedas do mundo.

 

02

Shelley

Descentralização

Após a era Byron, a era Shelley de Cardano é um período de crescimento e desenvolvimento para a rede. Ao contrário da era Byron, que começou em um único momento quando a mainnet foi lançada, a transição para Shelley foi projetada para alcançar uma transição suave e de baixo risco, sem interrupções de serviço.

 

A era Shelley abrange os primeiros passos críticos em Cardano, compreendendo desde as jornadas iniciais à descentralização de otimizar os processos, e como qualquer primeiro passo, estes será gradual, mas significativa. Durante a era Byron, a rede foi federada, mas conforme a era Shelley progride, mais pessoas passarão a ser administrados pela comunidade Cardano. Uma vez que a maioria dos nós é administrada por participantes da rede, Cardano será mais descentralizado e desfrutará de maior segurança e robustez como resultado.

 

Shelley também verá a introdução de um esquema de delegação e incentivos, um sistema de recompensa para impulsionar grupos de apostas e adoção pela comunidade. Como uma rede de prova de aposta, os usuários apostam seu ada para participar da rede. Projetado meticulosamente usando a teoria dos jogos e as pesquisas mais recentes em redes de prova de aposta, o esquema de delegação e incentivo permitirá e incentivará os usuários a delegar sua aposta em pools de apostas - nós de rede sempre ativados e administrados pela comunidade - e serem recompensados ​​por serem honestos participação na rede.

 

Com o fim da era Shelley, esperamos que Cardano seja 50-100 vezes mais descentralizada do que outras grandes redes de blockchain, com o esquema de incentivos projetado para atingir o equilíbrio em torno de 1.000 grupos de apostas. As redes blockchain proeminentes atuais são frequentemente controladas por menos de 10 pools de mineração, expondo-as a um sério risco de comprometimento por comportamento malicioso - algo que Cardano evita com um sistema inerentemente projetado para encorajar uma maior descentralização. Não só isso, mas toda a rede Cardano funciona com uma fração do custo de energia de blockchains de prova de trabalho equivalente, usando o equivalente a eletricidade de uma única casa, em vez de um pequeno país.

 

A era Shelley representa o amadurecimento natural da rede, tornando-a mais útil, gratificante e valiosa para usuários novos e antigos. Elas também abrangem sobre a preparação para o futuro. Shelley preparará o terreno para uma rede totalmente distribuída e um ecossistema de aplicativos totalmente novo com coisas ainda maiores por vir nas eras Goguen, Basho e Voltaire.

 

03

Goguen

Contratos Inteligentes

Com a integração dos contratos inteligentes, a era Goguen representa um grande passo em frente na capacidade da rede Cardano. Onde a era Shelley descentraliza o núcleo do sistema, Goguen adiciona a capacidade de construir aplicativos descentralizados (DApps) na base sólida de Cardano de pesquisa revisada por pares e desenvolvimento de alta garantia.

 

O trabalho para Goguen está em andamento em paralelo com Shelley e, quando concluído, permitirá que usuários com formação técnica e não técnica criem e executem contratos funcionais inteligentes na rede Cardano. Um dos objetivos para a era Goguen foi a criação do Plutus, uma linguagem de desenvolvimento de contrato inteligente e plataforma de execução criada com o propósito de usar a linguagem de programação funcional Haskell.

 

O Plutus já está disponível para teste e traz os benefícios da programação funcional para a criação inteligente de contratos. Também permite que uma base de código dê suporte a componentes dentro e fora da cadeia, melhorando a coerência e a usabilidade da experiência de desenvolvimento em comparação com as implementações de contratos inteligentes existentes.

 

A era Goguen também envolve o trabalho para tornar Cardano acessível a um público mais amplo por meio de Marlowe, permitindo que especialistas financeiros e de negócios sem nenhum conhecimento técnico anterior criem contratos inteligentes. Marlowe é uma linguagem de domínio específico (DSL) de alto nível para contratos financeiros que se baseia no Plutus.

 

Marlowe vem com o Marlowe Playground, uma plataforma de construção de aplicativos fácil de usar que os não programadores podem usar para construir contratos financeiros inteligentes. Juntos, Marlowe e o Marlowe Playground simplificam o processo de criação de contratos inteligentes para aplicativos financeiros, permitindo que especialistas no assunto contribuam diretamente sem a necessidade de profundos conhecimentos de programação.

 

A combinação de Plutus e Marlowe permitirá uma nova classe de contratos inteligentes de nível empresarial com funcionalidade verificada, capaz de sustentar implementações em grande escala no mundo real.

 

Além de adicionar funcionalidade na forma de contratos inteligentes, Goguen também verá melhorias na oferta principal do Cardano. Mais significativamente, a adição de um livro razão de várias moedas estenderá a utilidade do Cardano ainda mais, permitindo que os usuários criem novos tokens com suporte nativo. Isso permitirá a criação de tokens fungíveis e não fungíveis, apoiando a criação de novas criptomoedas no Cardano, bem como a tokenização de vários tipos de ativos digitais e físicos. Outro benefício será a integração mais fácil de contratos inteligentes e DApps envolvendo várias criptomoedas.

 

A era Goguen representa uma mudança radical nas habilidades de Cardano, abrindo caminho para o desenvolvimento de aplicativos de contratos inteligentes descentralizados, de missão crítica e de missão crítica, com coisas ainda mais interessantes por vir durante as eras Basho e Voltaire.

 

04

Basho

Dimensionamentos

A era Basho de Cardano é uma era de otimização, melhorando a escalabilidade e a interoperabilidade da rede. Enquanto as eras de desenvolvimento anteriores se concentravam na descentralização e em novas funcionalidades, o Basho visa melhorar o desempenho básico da rede Cardano para melhor suportar o crescimento e a adoção de aplicativos com alto volume de transações.

 

Um dos principais desenvolvimentos do Basho será a introdução de sidechains: novos blockchains, interoperáveis ​​com a cadeia principal de Cardano, com imenso potencial para estender as capacidades da rede. As cadeias laterais podem ser usadas como um mecanismo de fragmentação, descarregando o trabalho da cadeia principal em uma cadeia lateral para aumentar a capacidade da rede. Eles também podem ser usados ​​para introduzir recursos experimentais sem afetar a segurança do blockchain principal.

 

Basho também verá a introdução de estilos de contabilidade paralela. Enquanto o blockchain principal Cardano continuará a usar um modelo UTXO, a capacidade de suportar e alternar entre UTXO e modelos baseados em conta será adicionada usando sidechains. O resultado será uma maior interoperabilidade para o Cardano, bem como a capacidade de suportar novos tipos de casos de uso na rede.

 

No geral, a era Basho verá a Cardano se tornar uma das plataformas de blockchain de maior desempenho, resilientes e flexíveis da indústria. Isso fornecerá uma infraestrutura de rede com capacidade de escalonamento de maneira sustentável e segura, bem como a capacidade de adicionar novas funcionalidades sem comprometer a confiabilidade do núcleo da rede.

 

Estamos trabalhando em mais conteúdo para esta era do roteiro e atualizaremos esta página em um momento apropriado. Enquanto isso, todas as atualizações mais recentes sobre o progresso técnico são entregues como parte dos Relatórios Técnicos Semanais Cardano.

 

05

Voltaire

Governança

A era Voltaire de Cardano fornecerá as peças finais necessárias para que a rede Cardano se torne um sistema autossustentável. Com a introdução de um sistema de votação e tesouraria, os participantes da rede serão capazes de usar sua participação e direitos de voto para influenciar o desenvolvimento futuro da rede.

 

Para que a rede Cardano se torne verdadeiramente descentralizada, será necessária não apenas a infraestrutura distribuída introduzida durante a era Shelley, mas também a capacidade de ser mantida e melhorada ao longo do tempo de forma descentralizada. Para tanto, a era Voltaire agregará a possibilidade de os participantes da rede apresentarem propostas de melhoria de Cardano que podem ser votadas pelas partes interessadas, potencializando o já existente processo de staking e delegação.

 

Para financiar o desenvolvimento futuro da rede, Voltaire também verá a adição de um sistema de tesouraria, pelo qual uma fração de todas as taxas de transação será agrupada para fornecer fundos para atividades de desenvolvimento realizadas após o processo de votação.

 

Quando um sistema de votação e de tesouraria estiverem em vigor, Cardano será verdadeiramente descentralizado e não estará mais sob a gestão da IOHK. Em vez disso, o futuro de Cardano estará nas mãos da comunidade, que terá tudo de que precisa para crescer e evoluir Cardano a partir da base segura e descentralizada estabelecida pela IOHK.

 

Estamos trabalhando em mais conteúdo para esta era do roteiro e atualizaremos esta página em um momento apropriado. Enquanto isso, todas as atualizações mais recentes sobre o progresso técnico são entregues como parte dos Relatórios Técnicos Semanais Cardano.

 

Fonte: Staff Investimentos e Pesquisas em Ambientes Virtuais (Sites da Internet), Empresa Cardano / Imagem: Tabela do Roteiro de Desenvolvimento da Cardano


A Cardano possui um amplo planejamento estratégico em escala global para manter os seus compromissos com o sistema de computação e de liquidação. E é por todos estes motivos que a Cardano é conhecida como o projeto que evidencia a evolução das criptomoedas.

Quando comparamos a Cardano com o bitcoin e outras Alticons, fica nítido a diferença de protocolos e de Blockchain´s. As Principais diferenças entre Cardano e Bitcoin, está essencialmente em seu protocolo de consenso e emissão de novas unidades da moeda.

E são estas características diferentes e marcantes entre a Cardano e o Bitcoin, que tornaram a Cardano como uma das principais substitutas do bitcoin enquanto moeda de valor e referência de mercado. A elevando para o ranking de primeiro lugar no pódio do coinmarketcap.

A primeira diferença encontrada entre estas duas moedas está no seu funcionamento pelo consenso de Proof of Stake (Prova de Participação), enquanto o Bitcoin utiliza o Proof of Work (Prova de Trabalho /Tarefas). Essa característica inclusive incide também sobre a emissão das unidades das moedas.

No caso do Bitcoin, que utiliza Proof of Work para emitir novas unidades de bitcoin, em um processo conhecido como mineração. (A mineração de bitcoins é a validação das transações que ocorrem no blockchain pelos mineradores, pessoas que através de um hardware específico e computadores potentes, conseguem solucionar o problema matemático e validar as transações). Dessa forma essas pessoas são recompensadas pelo seu trabalho (proof of work) por meio de unidades de bitcoins.

No entanto, a Cardano, o processo é diferente, mineração inclusive nem é o termo utilizado. Trata-se de um processo que utiliza confirmações na prova de Participação. E é utilizando esse algoritmo Proof of Stake (Prova de Participação), que a Cardano pretende criar um sistema que permite a votação de toda a comunidade em possíveis forks ou atualizações do protocolo, fazendo com que o ecossistema tenha uma voz muito mais ativa e seja mais participativa nessas melhorias.

  

Metodologia da Cardano

 

 

Metodologia da Cardano

 

 

 

Tipo

 

Especificação

 

01

Pesquisa Acadêmica

Ao contrário de muitos outros blockchains, Cardano não depende de fundamentos técnicos retirados do Bitcoin ou de outros sistemas de criptomoeda. Em vez disso, o IOHK trabalha com acadêmicos líderes mundiais em pesquisa fundamental, a maioria das quais está sujeita à revisão acadêmica por pares, com trabalhos apresentados em conferências internacionais de alto nível. O trabalho em todos os principais componentes e áreas funcionais começa com essa pesquisa para determinar o que é possível e qual é a melhor maneira de realizá-lo.

02

Métodos Formais de Desenvolvimento

Os engenheiros da IOHK fazem grande uso de métodos de desenvolvimento formais: técnicas matemáticas rigorosas para testar se o software funciona exatamente como pretendido. Normalmente empregado apenas em aplicativos de alto risco , como software aviônico, sistemas para voos espaciais ou software bancário de alto volume, o IOHK está aplicando esse nível de rigor ao desenvolvimento de Cardano em uma indústria de blockchain primeiro.

03

Prototipagem

Em colaboração com a equipe de pesquisa, uma equipe técnica de prototipagem experimenta implementações das funções e abordagens descritas na pesquisa. O objetivo é tornar o que é teoricamente possível realmente possível enquanto se aprende lições sobre questões de implementação técnica e funcional do mundo real, permitindo a criação de especificações técnicas para a construção do produto real.

04

Programação Funcional

IOHK abraça linguagens de programação funcionais, mais notavelmente Haskell. As linguagens de programação funcional não são apenas menos propensas a ambigüidade e erro humano do que outras linguagens, mas são mais fáceis de testar e verificar do ponto de vista matemático, fortalecendo o compromisso do IOHK com o desenvolvimento formal de alta garantia.

05

Especificações Técnicas

Em colaboração com a prototipagem, as especificações técnicas são criadas e publicadas com base nos resultados da pesquisa e da prototipagem, definindo a funcionalidade e o comportamento esperados. Essas especificações garantem que a implementação do código final seja fiel à visão original da pesquisa, cumpra a funcionalidade necessária e seja tecnicamente viável.

Fonte: Staff Investimentos e Pesquisas em Ambientes Virtuais (Sites da Internet), Empresa Cardano / Imagem: Tabela de Metodologia da Cardano


Uma especificidade que pode ser ressaltada em relação à governança e a tesouraria das criptomoedas, possuir forte inferência a sua ICO (Initial Coin Offering), que é a oferta inicial de moedas. A Cardano acredita que o modelo atual de ICO utilizado por outras criptos, não é o mais eficiente, visto que os recursos captados são coletados de uma única vez em seu leilão, e somente no início do projeto, uma arbitrariedade que pode abrir precedentes incoerentes a finalidade dos projetos, permitindo que os desenvolvedores gastem como bem entenderem os recursos, sem que haja uma fiscalização adequada ao diagrama do projeto proposto.

A Cardano buscando resolver essa questão pretende lançar seus tokens com contratos inteligentes, nos quais uma parte percentual das taxas de transação ficaria armazenada em um cofre. Esse dinheiro seria utilizado para futuros objetivos e alterações nos protocolos que forem votadas pela comunidade. Isso impacta também diretamente na sustentabilidade do projeto e traz mais segurança, confiança e transparência para os investidores, pois cria um fundo que assegura um suporte maior ao projeto.

Uma outra especificidade que diferencia a empresa Cardano e a sua moeda digital ADA ressaltar à estrutura e o desenvolvimento do blockchain da Cardano. O fato da cadeia ter sido estruturada em duas camadas separadas em sua operacionalização, uma que diz respeito a sua liquidez e a outra a computacional, diagramas que possibilitam alterações simultâneas sem interferência na qualidade ou rapidez das transações. Também entram aqui as questões da escalabilidade, que sempre foi um problema no Bitcoin.

Um outro ponto relevante da empresa e de sua moeda está em seu embasamento e desenvolvimento científico. Neste ponto temos o fato de que Cardano foi construída com uma metodologia científica, com o apoio de engenheiros, desenvolvedores e cientistas de diversas áreas.

A Cardano também não contém um documento sucinto que explica todo o seu funcionamento e aplicabilidades, como o White Paper do Bitcoin. Como foi planejado e estruturado por métodos científicos, seu registro e regulamentações não poderiam seguir caminhos diferentes. Portanto, a Cardano possui uma vasta documentação no site IOHK que é atualizada periodicamente e avaliada pelos profissionais da área antes de aprovar qualquer implementação.

As Principais vantagens da Cardano estão todas referenciadas a sua alta capacidade de adaptações, mudanças e incremento de novas tecnologias, fatores que garantem altas taxas de performance e sucesso dentro do mercado de inovação tecnologia e de criptomoedas. Uma dessas referencias está ligada à sua Blockchain que se divide em camadas.

A Cardano possui um blockchain segmentado em duas camadas, uma de liquidez e outra computacional, uma especificidade que remodelar o processamento das informações de separadamente em suas negociações com seus Tokens ADA e os contratos inteligentes. Neste aspecto, as atualizações nos protocolos podem acontecer sem maiores problemas ou interferências na outra camada, possibilitando evolução e melhoria constante no sistema.

A Descentralização é um outro ponto importante para o sistema da plataforma da moeda digital ADA, como em outras criptomoedas, a Cardano é parte de um sistema descentralizado de finanças, ou seja, não há uma instituição central que regulamenta e controla as validações das transações e emissões de seus tokens.

A alta adaptabilidade também é uma especificidade importante e tem relação direta com a sua blockchain segmentada, que permite que a comunidade aprove e faça as alterações necessárias no protocolo sem que seja necessário um hard fork, tornando a rede altamente adaptável, fluida e flexível. Os seus contratos inteligentes também permitem que apenas algumas informações específicas sejam alteradas, para que estes fiquem de acordo com os critérios do usuário, garantindo conformidade entre as partes envolvidas.

A facilidade no acesso a serviços financeiros também é um dos grandes objetivos da Cardano, e tornar mais democrático esse acesso à serviços monetários dos mais diversos tipos e segmentos é um compromisso que a elege como empresa fatorial.

Possibilitar também que os seus usuários atuem na rede com maior domínio do seu dinheiro é um outro diferencial que a torna única dentro do mercado de criptomoeda. Neste aspecto, a rede oferecer meios de pagamentos e demais transações financeiras que eliminam a participação dos bancos, diminuído o excedente de taxas e impostos. Tudo isso acontece por meio de sua plataforma que disponibiliza tais serviços por meio de aplicativos descentralizados e independentes entre seus domínios e sistemas.

A velocidade nas transações é uma outra funcionalidade que a Cardano possui em seu sistema de blockchain, estando habita e capaz de processar entre 50 e 250 transações por segundo. No entanto, seu criador Charles Hoskinson observou que, pela facilidade de implementação de alterações futuras e adição de sidechains, a plataforma poderá suportar até mais de 5.000 TPS. Tocando num ponto delicado do Bitcoin e de algumas outras criptos, que é a dificuldade de escalar as transações.

A mineração da Cardano (ADA) é uma outra peculiaridade que a torna única espcifica dentro desse sistema. No entanto, para este projeto em específico o termo minerar não é o mais correto para definir o trabalho realizado nesta moeda digital.

A Cardano utiliza o protocolo Proof of Stake em seu funcionamento de trabalho dentro da plataforma. Dessa forma, as unidades dos tokens ADA não podem ser extraídas, é necessário comprar uma participação, para assim receber uma recompensa à medida que são validadas as transações.

É dessa forma que a extração dos tokens ADA é bem mais acessível do que a do Bitcoin, por exemplo, uma vez que não é necessário mais investir em equipamentos como ASICS ou GPUs. Você consegue economizar gastos com computadores potentes, energia elétrica e refrigeração do ambiente.

Atualmente a capacidade máxima de unidades de token ADA que pode ter em circulação no mercado é de 45.000.000.000, hoje existem 31.948.309,44 em circulação, o que corresponde a 71% do valor total.

No entanto, quando observamos os dados e informações da ICO (Oferta Inicial de Moeda) registrada ainda em 2017, estando cotada a US$0,021, notamos que a sua valorização sofreu um ajuste assombroso nos últimos cinco anos, quando comprada aos dados de 2021, estando refratada e corrida atualmente a um valor de US$ 1,70 (Junho de 2021). Um valor muito acima do provisionamento sugerido pelos analistas financeiros e de investimentos.

O valor dessa moeda em sua cotação supera os níveis de valoração de mercado as moedas como o Bitcoin e Ethereum que passaram por um processo deflacionário neste mesmo ano. Um ano considerado o de maior baixa e desvalorização para o Bitcoin.

Esta alta fica nítida e ratificada, quando observamos um pouco o ano de 2018, onde o preço do ADA atingiu sua máxima histórica no valor de US$1,21. Porém este preço não conseguiu se firmar por muito tempo, fazendo com que a moeda recuasse um pouco o seu valor devida as correções do mercado. No entanto, aos poucos o ADA vem conseguindo recuperar o seu valor de mercado, encontrando ainda em 2020, um fechamento positivo de sua evolução, encerrando o ano com uma valorização acima de 449%, valendo aproximadamente US$0,18.

Atualmente o preço da Cardano (ADA) passou por uma valorização de mais de 540% somente em 2021. Tal alta fez com que a moeda subisse no ranking dos cripto ativos por valor de mercado, alcançando a 4ª posição e tornando-se uma das preferidas dos investidores, tendo a maior cotação do ano atingindo US$1,36 até abril de 2021, ano em que as criptomoedas tiveram uma forte valorização, mais também uma aguda deflação em maio, derrubando o seu preço final, algo que já foi superado e recuperado no início de Junho. A cotação da Cardano está hoje aproximadamente na casa dos US$1,70 (02/06/2021).

Este projeto é interessante justamente pela oferta de soluções cientificas que visa proporciona, soluções que vão deste os contratos inteligentes, projetos com base cientifica voltados a inteligência artificial, soluções para os problemas de navegação interestelar e a proposta de revolucionar do sistema monetária mundial. Composições humanas, sociais e cientificas que justificam em longo prazo para investimentos e as aplicações.


Observação Importante: Esta não é uma indicação de Investimentos Financeiros, o uso destas informações é válido somente para Estudos, Avaliações e Analises Acadêmicas, sendo necessário aos investidores, acesso a uma consultoria especializada e personalizada em investimentos no âmbito particular que avalie cada produto e cada perfil investidor (pessoa física ou jurídica) para validar as aplicações inferidas nos estudos aqui expostos.


Abrantes F. Roosevelt, 02 de Junho de 2021


Comentários