Office 06 - Planejamento Financeiro Empresarial

Fonte: Staff Investimentos / Texto: Abrantes F. Roosevelt
Planejamento Financeiro Empresarial
O planejamento empresarial é um processo analítico sistêmico, desenhado especificamente para organizar, estruturar e direcionar as rotinas diárias que as empresas precisam ter para o seu funcionamento técnico. Essas medidas visam através de suas ferramentas didáticas, antecipar fenômenos econômicos negativos, reorientando caminhos a ser traçados, diversificando as rotas de defesas, eliminado assim as intercepções que possam prejudicar financeiramente as empresas, técnicas que auxiliaram os seus dirigentes a alcançar os seus objetivos e metas a serem obtidas ao longo de sua trajetória organizacional.
Toda instrução teórica para a implementação de um planejamento empresarial tem como pratica, uma estratégia técnica para projetar um plano de futuro que se deseja ter para um determinado investimento, seja ele pequeno, médio ou de grande porte. E é isto que vai definir o que é preciso ter para se chegar até o sucesso almejado. Quando isto não é identificado o planejamento estratégico deve mudar para que isso se torne uma realidade. Todas essas características serão importantes e responsáveis pelo atingimento das metas e dos objetivos que se deseja obter.
O planejamento empresarial é indispensável em qualquer negócio, não importa o seu porte, nem a sua atividade, e muito menos o seu tempo de fundação, o sucesso depende mais do foco e do conhecimento que se tem do próprio negocio.
Muitas empresas brasileiras não conseguem se mantém no mercado, algumas pela terrível competição existente em um mesmo nicho pequeno do mercado e outras pela falta de investimento de base em seus próprios setores de atuação. A falência é quase uma constante no mercado brasileiro e muitas empresas compartilham dos mesmo erros, quando se trata de fracasso, atualmente milhares delas não passaram do seus primeiros anos de existência, e a causa de tantos fechamentos das empresas, esta na falta de foco no setor aonde atuam ou do total desconhecimento técnico e teórico de seu próprio negócio.
Toda empresa neste aspecto deve contar com um plano empresarial bem estruturado, e isto pode ser até mais útil e mais eficiente do que ter uma boa ideia de negocio, ou mesmo uma equipe mais esforçada trabalhando em conjunto. Isto se deve pela complexidade que um bom plano de negocio deve orientar, estando ele presente em todos os setores da organização, planejando estrategicamente cada passo do negócio, e antecipando junto com outras ferramentas, qualquer risco que possa vir a ocorrer.
Quando observamos a falência de uma empresa, fica claro que com uma simples implementação de um plano de negocio e de um estudo técnico e teórico mais cuidadoso, qualquer negocio que se quer investir, ficaria livre de um possível fracasso. Por isso é preciso estar sob uma vigilância constante em todos os departamentos da empresa, para que o negócio não sobreviva de pequenos consertos diários, mais sim, de amplas implementações funcionais e coesas, e em cada departamento funcionar de forma integrada com as demais, para que cada engrenagem contribua para a harmonia de toda uma máquina.
Neste entendimento o Plano de Negocio é como um guia de guerra didático para as empresas, um instrumento que deve ser usado como um ponto de orientação, um caminho a ser seguido, e que sugere um auxilio eficaz, um suporte forte, e uma ajuda útil para vencer a concorrência feroz e natural do atual mercado. Fica claro, no entanto, que ao desenvolver um plano empresarial eficiente, a empresa fica pronta para passar pelas mais diversas situações sem maiores impactos que ofereçam risco à saúde do negócio, e assim siga seu curso sem mais imprevisibilidades.
Plano de Negócio
O plano empresarial é um documento especifico, escrito com linguagem simples, intermediaria ou técnica, que deve detalha um tipo de negócio que se quer iniciar ou que já está em andamento. A utilização de planos estratégicos ou de negócios é um processo dinâmico, sistêmico, participativo e contínuo para a determinação dos objetivos, das estratégias e das ações da organização.
Trata-se de um instrumento técnico relevante para se trabalhar com as mudanças ambientais de um mercado cada vez mais externo do que interno. As empresas do seculo XXI estão cada vez mais envolvidas com o volume econômico de consumo, com os níveis de produções de massa, e com as surpreendentes e permeáveis influencias da politica interna de cada país, com as sociedades de classe e com os meios de comunicação de marketing de bens e consumo. Este cenário partidário atual em nosso planeta é um fato relativamente novo na economia, um fator que pode ou não contribuir com o sucesso das organizações, depende do quanto cada empresa deve sede ou se retrair.
O plano de negocio ainda é uma ferramenta que concilia a estratégia com a realidade empresarial, tornando o ambiente hostil da economia de produção, menos perigoso para a sobrevivência das empresas em construção, que hoje dependem muito mais do capital humano, do que do capital de giro para se manterem atuantes. Apesar de ser um documento vivo, no sentido de que se deve ter ele como uma constante atualizada para que seja útil na consecução dos objetivos dos empreendedores e de seus sócios. Ele deve ser utilizado para comunicar o conteúdo a investidores de risco, que podem se decidir a aplicar recursos no empreendimento.
O mais importante em um plano de negocio é saber de três fatores que podem podem ser primordiais em um processo estratégico na implementação de um negocio, fatores que deve ter status de mandamento bíblico de toda empresa que se constrói, são elas:
1 - Pessoas
2 - Produtos
3 - Processos
Estas três vertentes são primordiais para o alicerce de toda empresa, é claro que uma boa ideia pode vim a vira uma grande empresa, mas nenhum empreendimento pode se manter viva sem um bom capital humano, mesmo que seu produto seja ótimo, ou que seu meio de produção seja eficiente e barato, mas se não houver pessoas que conduzam um bom processo, não haverá empresas de sucesso.
Tipos de planejamento
O empresário contemporâneo deve entender que os seus empreendimentos necessitam de táticas cada vez mais agressivas e onerosamente adequadas a suportes que ofereçam resultados tangíveis, coesos, satisfatórios e mais rápidos as suas corporações. A busca por resultados, basicamente possuir quatros tipos de planejamento que podem ser integrados a uma estratégia de sucesso dentro das empresas. Cada empreendedor deve ter uma ideia de como funciona e de como deve aplicar cada planejamento.
Planejamento Estratégico
Este instrumento técnico é de longo prazo e ele consiste em traçar metas para serem atingidas em um período acertadamente no decorrer de alguns anos. O planejamento estratégico é muito importante, pois mostra quais ações devem começar a ser tomadas hoje para alcançar o sucesso no futuro. A sua implantação costuma considerar fatores internos e externos, como o andamento da economia, o crescimento do mercado, as vendas atuais e as projeções da empresa, entre outros atributos que possam influenciar em um cenário futuro favorável.
Observa-se que este tipo de planejamento geralmente é feito para períodos longos, como 5 a 10 anos, não é necessário incluir muitos detalhes, uma vez que eles podem mudar a qualquer tempo e seria difícil precisar certas informações a longo prazo. Para criar um plano estratégico para a empresa, podemos focar nas perguntas estratégicas e coesas:
1 - Quem é a empresa em questão?
2 - Onde ela quer chegar?
3 - O que ela considera essencial?
As respostas para essas perguntas chamamos respectivamente de missão, visão e valores, e elas são umas das mais importantes ferramentas de gestão existente atualmente. A partir dessas informações, pode-se traçar metas e objetivos para o prazo estipulado no planejamento estratégico.
Planejamento Tático
A praticidade desta ferramenta tática diz respeito a como pode ser o planejamento posto em vias prática e a quais recursos serão utilizados para atingir as metas traçadas. Esse é um plano de médio prazo no qual serão respondidas questões como:
1 - Quantos colaboradores precisam ser contratados?
2 - Quantas máquinas devem ser adquiridas?
Entre outros questionamentos relacionados aos recursos para que se alcance o objetivo do planejamento estratégico, verificamos que há abordagens únicas que as diferenciam de outras instrumentalizações. Diferente do estratégico, que apresenta uma visão geral para a empresa, o tático busca soluções e metas para os setores e departamentos do negócio. Podemos imaginar o plano tático como o método para que cada um dos setores atinja as metas traçadas no planejamento estratégico. Geralmente, as projeções são realizadas para períodos de 1 a 3 anos e são feitas algumas perguntas, como:
1 - O que fazer?
2 - É possível fazer?
3 - Vale a pena fazer?
4 - Quando fazer?
Com essas respostas, temos os chamados objetivos táticos para cada um dos setores da empresa, que devem garantir que os objetivos estratégicos sejam alcançados com total êxito. Estas quatro perguntas serão um norte para a efetivação das projeções.
Planejamento Operacional
É nesse tipo de planejamento que se visa a fazer com que os departamentos que não estejam ligados diretamente ao setor administrativo também trabalhem com o intuito de obter a máxima eficiência. Após traçar a meta no planejamento tático, é necessário pôr as ideias em prática para alcançar essas metas. Tal prática é o planejamento operacional, desenvolvido por meio de métodos, processos e sistemas a serem implantados. Ele pode ser visto como um plano bem mais detalhado do que os anteriores, pois representa o que realmente será realizado.
Notadamente este instrumento é panejado para períodos de 3 a 6 meses, ou seja, para um curto prazo. Dessa maneira, é mais fácil realizar avaliações sobre os resultados das práticas adotadas na busca pelas metas traçadas nos planejamentos anteriores. Por meio da realização desse planejamento, é obtido o plano de ações, que constitui as práticas que deverão ser adotas pela empresa e seus departamentos. Junto a esse plano, temos também um cronograma de ações, que diz respeito ao prazo em que serão realizadas cada uma delas.
Planejamento Financeiro
Aqui veremos que esse é um tipo de plano à parte, especialmente aquele instrumento que faz parte do planejamento empresarial, mas não segue um fluxo como os três anteriores. É necessário criar um documento com diretrizes sérias a serem seguidas para garantir um fluxo de caixa contínuo, um bom capital de giro e o alcance de metas financeiras de curto, médio e longo prazo.
Existem várias metodologias para se criar um bom planejamento financeiro, entre elas o PDCA (Plan — planejar, do — Fazer, check — Checar e action — Agir), que é um dos mais utilizados, consistindo em um ciclo completo no qual pode-se traçar metas, pô-las em prática, checar seus progressos e agir para correção. É nesta fase que todo a pratica financeira deve ser acompanhada, e o fazer do planejamento financeiro, deve ser rigoroso em suas aptidões didáticas, regulamentando as diretrizes de equilíbrio fiscal de todos os gastos, equilibrando os investimentos, reinvestindo os lucros, e qualificando o capital humano e de processos em suas tarefas, viabilizando e projetando para o futuro, planos para que a empresa cresça de maneira eficiente.
Abrantes F. Roosevelt, 06 de Janeiro de 2019
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