Office 03 - Planejamento Financeiro Universal

Fonte: Staff Investimentos / Texto: Abrantes F. Roosevelt



Planejamento Financeiro Universal


O planejamento financeiro consiste em um conjunto de medidas que se deve adotar para atingir um determinado objetivo. Estabelecido este intuito, essa meta pode ser tanto generalista, quanto especifica, levando-se em conta um determinado assunto, atividade ou tema, esta etapa visa melhorar o planejamento de sua vida financeira pessoal ou mesmo de sua empresa.

Quando se pensa em guardar dinheiro, em compra ações de uma empresa, ou investir no tesouro nacional, para ser uma tarefa distante do dia a dia da maioria dos brasileiros. Mesmo as pessoas que guardam algum dinheiro continuam presas a aplicações tradicionais e com baixos rendimento, como a poupança em caderneta. Mas existe uma ferramenta muito poderosa que pode ajudar a alterar esse quadro e mudar a visão hostil de investimentos financeiros, como é o caso planejamento financeiro.

A capacidade de planejar é o modo de como lidamos com o dinheiro, é antever situações futuras, criar objetivos e adaptar o comportamento para garantir que as metas sejam cumpridas. São vários os benefícios que vêm do planejamento financeiro. Um dos principais deles é melhorar a vida financeira e os hábitos de consumo do indivíduo, isto deve proporcionar o autoconhecimento sobre a própria realidade financeira. Milhões de brasileiros não têm noção de quanto gastam e outros alguns milhares de casos, gastam mais do que ganham. É exatamente nesse ponto que a maioria das pessoas se perdem, mas com o planejamento financeiro, isso pode ser brevemente resolvido.

A importância de conseguir organizar a vida financeira sem a necessidade de tomar empréstimos e sem ser pego de surpresa com contas não planejadas são as grandes vantagens do planejamento. Na prática, infelizmente, muitas pessoas não conseguem manter esse controle, isto se reflete em inúmeras pessoas que se encontram endividadas atualmente. No entanto, quem tem um planejamento financeiro adequado, sabe exatamente quais são as contas que deve pagar ou quando suas contas vencem. Desta forma ficar mais fácil se planejar e organiza-se.

O primeiro passo é sempre reconhecer que o descontrole financeiro é um problema real e que ele existe apenas por que não há um planejamento, após fazer exercício mental, admitindo-se que este problema atrapalha a vida, o segundo passo é trabalhar no controle sobre o seu orçamento pessoal, verificando o quanto você ganha e comparando-o como o quanto você gasta.

E é neste ponto que esta um dos grandes desafios para quem não desenvolveu o hábito de acompanhar suas finanças. Muitas empresas e pessoas mantêm apenas um controle mental de sua renda e de seus gastos, o que elas não sabem é que esse controle é falho. ​

Facilmente podemos esquecer de considerar alguma despesa por considerá-la pequena demais, no entanto se estas despensas pequenas forem recorrentes, elas podem comprometer o seu orçamento. E é geralmente dessa forma que vários cafezinhos de R$ 7,00 na Padaria ao lado do seu trabalho, onde você tomar café todas as manhas, pode se transformar em uma fatura bem cara do cartão de crédito. Neste caso o ideal é realmente registrar o que acontece em sua vida financeira, para depois analisar e identificar quais medidas podem ser tomadas para atingir a sua meta. O próximo passo é justamente esse, as tomadas de medidas necessárias.

Planejar requer pensar em uma estratégia, e uma delas esta em pensar bem antes de pagar qualquer coisa a prazo. Quando nos entregamos aos prazeres do consumo fácil, estamos nos arriscando a pagar um alto preço, não só financeiramente, mas um preço no convívio diário de nossa vida, pois a preocupação com contas a pagar, sempre geram desconfortos, principalmente aquelas geridas mediante a parcelamentos, deixar parte de seus recursos escorrerem pelos dedos no pagamento de juros, é sempre algo que pode ser evitado. Em alguns casos excepcionais não temos escolhas a não ser comprar parcelado, mas, sempre que possível, procure comprar à vista e ainda pedir descontos. Pode não parecer, mas faz uma diferença enorme no seu orçamento pessoal.

O mais importante é manter o foco, e fazer do planejamento financeiro a sua bíblia de leitura diária, organizado cada gasto e anotando-os em um organograma simples, onde estejam as entradas de dinheiro e os gastos diários, estas anotações podem ser feitas em uma planilha no computador, usando o excel ou em um caderno pequeno só para estas anotações, apesar destas anotações ser um fato de um enorme desafio, será de grande ajuda e ajuste no final. 

Muitas pessoas tem medo de começar a fazer estes ajustes, por acharem isto uma tarefa impossível. Mas você deve ter visto que é importante dar o primeiro passo e assim sair da inércia da falta de controle financeiro que se estabeleceu em sua empresa ou na sua vida pessoal. Uma vez feito estas intercorrências a principal dica é não desistir. Não será fácil, mas a recompensa no final, lhe recompensará o esforço.

Recorrer ao auxílio de especialistas não é uma fraqueza, pelo contrario, é uma alternativa, afinal não conseguimos fazer tudo sozinho, procurar a ajuda de especialista em Analise Financeira é uma passo importante para equilibra as contas e aprender a arte da educação financeira é sempre importante. Existem diversos profissionais e empresas, como as consultorias de investimentos, que podem auxiliar não somente em seu planejamento financeiro, mas também em suas aplicações financeiras. É possível, aplicar seu dinheiro sem fila, sem burocracia e sem sair de casa, e neste caso, nós da STAFF Consultoria temos o que tem de melhor no mercado em gerenciamento de negócios e empresas, fazemos também o seu planejamento pessoal e familiar, tudo orientado e planejando pelas nossas equipes de assessores.


Abrantes F. Roosevelt, 14 de Dezembro de 2018


Comentários